quinta-feira, 26 de março de 2009



China quer substituir a moeda americana




O governo chinês defendeu nesta terça-feira a instauração de uma nova moeda que substitua o dólar na reserva internacional, sistema controlado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O governador do Banco Central chinês, Zhou Xiaochuan (na foto), declarou que a idéia de criar um novo sistema econômico mundial não permitiria que um grupo de países interferisse na economia dos outros. O tema será discutido na reunião do G20, no próximo dia 2 de abril, em Londres (Inglaterra).



Fonte: Veja. com Texto disponível na Internet via WWW. URL: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-quer-substituir-moeda-americana-430439.shtml 24 de março de 2009


Obama rejeita proposta da China para substituir dólar


O Presidente dos EUA, Barack Obama, opõe-se à criação de uma nova moeda de reserva internacional em substituição do dólar, sugerida ontem pela China."Não acredito que haja necessidade de criar uma divisa mundial", afirmou Barack Obama, citado pela Bloomberg, sustentando que "a integridade do sistema financeiro norte-americano continua extremamente forte".O Governador do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, apelou esta semana à criação de uma moeda de reserva supra-soberana, que substitua o dólar, pois considera que a crise evidenciou as deficiências do actual sistema monetário internacional.O presidente dos Estados Unidos rejeita a proposta com base na confiança que continua a ser depositada no dólar e na economia norte-americana a nível mundial."O dólar está extraordinariamente forte neste momento", frisou Barack Obama, uma vez que os investidores estão confiantes na capacidade da economia norte-americana para liderar uma recuperação económica mundial.


Fonte: BARRETO, Cristina. Económico. Texto disponível na Internet via WWW. URL:http://economico.sapo.pt/noticias/obama-rejeita-proposta-da-china-para-substituir-dolar_6614.html 25 de março de 2009



Acadêmica: Bruna Pellegrini

3 comentários:

  1. Criar uma nova moeda não resolveria a crise que esta sendo o maior problema agora a ser resolvido. Já que o nosso país "depende dos EUA" vamos dar crédito "ao nosso novo presidente" e ver do que ele é capaz.
    Amanda Braga

    ResponderExcluir
  2. Também acho Amanda. Como Barack Obama mesmo disse, o dólar agora está como uma moeda forte. Não acho que substituindo a moeda, a crise ou até mesmo a situação econômica do mundo possa mudar radicalmente.
    Como já dito, precisamos das crédito "ao nosso novo presidente".
    Jianine Immich

    ResponderExcluir
  3. Teoricamente, a implantação de uma moeda internacional única seria interessante. Na prática, também ajudaria vários países.
    Porém, a maior potência e economia mundial é os EUA. Para eles, seria um prejuízo, já que o dólar passa por um momento forte e os mesmos acreditam na lideração da recuperação da crise mundial.

    ResponderExcluir