quinta-feira, 25 de junho de 2009

Inadimplência de empresas brasileiras sobe 27% no ano, diz Serasa

SÃO PAULO - A inadimplência das empresas brasileiras cresceu 27% no acumulado de janeiro a maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje a Serasa Experian, com base em seu Indicador de Inadimplência Pessoa Jurídica.

O levantamento sinaliza, apesar do avanço, uma desaceleração da inadimplência, dado que no primeiro trimestre foi registrado um crescimento de 33,1% e, no acumulado de janeiro a abril, uma alta de 28,3% em bases anuais.



Segundo os analistas da companhia, no entanto, o indicador evidencia que as empresas brasileiras ainda enfrentam muitas dificuldades: "a recessão nos países desenvolvidos, que prejudica as exportações; a queda nos preços das commodities, com efeitos no agronegócio; e a ruptura dos fluxos financeiros, impactando no financiamento da atividade e dos investimentos empresariais."



Na comparação com mês anterior, a inadimplência das empresas de maio mostrou aumento de 7,2%, justificado pelos analistas pelo maior número de dias úteis em abril.



A Serasa informou ainda que, nos cinco primeiros meses do ano, os títulos protestados se destacaram no ranking de inadimplência, representando 41,3% do indicador. Em seguida ficaram os cheques sem fundos, com 39,3%, e as dívidas com bancos, com 19,3% de representatividade.

Fonte: (Vanessa Dezem | Valor Online)
Acadêmica: Carolina Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário