quarta-feira, 17 de junho de 2009

Organigrama

A primeira vez que fiz, ainda para o curso, os primeiros planos de comunicação interna, parecia-me a caracterização hierárquica pouco importante. É por esta ideia errada que venho corrigir-me e pagar esta dívida a quem, na altura, já me possa ter dito o contrário.

Em primeiro lugar, o que é um organigrama, organograma ou diagrama (eu prefiro o primeiro)? É um esquema gráfico que caracteriza a organização de acordo com o "quem manda no quê e em quem".

À partida pode parecer prepotente mas é um instrumento de comunicação indispensável. Muitos julgam que essa estrutura pode ser apenas mental. Bem, tanto pode, como infelizmente o é em tantos casos. Mas enquanto a estrutura da empresa pairar apenas na cabeça das pessoas, é normal que essa esrutura tenha algumas diferenças de cabeça para cabeça. Pode não parecer grave para uma micro empresa ou uma pequena empresa onde é provavel que todos se conheçam. Mas reservo as minhas mais profundas dúvidas. A pergunta que podemos estar a fazer é: Se todos nos conhecemos já sabemos o que fazemos e a quem respondemos, será necessário ter uma vitrina no corredor que diga quem é quem? A não ser que trabalhem todos na mesma sala e que se saiba tudo sobre todos os serviços da empresa, penso que sim.

Parece-me um exercício fundamental para compreender como funciona a empresa e se há diferenças com a realidade (que também acontece várias vezes). Quanto maior for a organização, maior é a sua importância. Desde logo podemos concluir tratar-se de uma empresa essencialmente vertical ou horizontal e, para cada um dos casos, a caracteristcas que lhe estam inerentes. É provável que uma empresa muito vertical tenda a ser muito mais formal, pois é muito mais provável que o topo da piramide nao conheça a sua base e vice-versa.

Quando um médico nos faz um check up, começa normalmente por auscutar o coração. O objectivo é perceber se o coração está a bombear normalmente. Ora analisar um organigrama é fazer a nossa primeira leitura sobre a saúde da empresa. Se não há... então é melhor fazer exames mais profundos.

O organigrama é assunto que nunca pode ser descurado pela comunicação organizacional.

Fonte:PEREIRA, Domingos.Comunicação Organizacional, Disponível pelo site: http://comunicacao-organizacional.blogspot.com/search/label/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Organizacional. Postado em 16 de novembro de 2008

Acadêmica: Bruna Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário