terça-feira, 23 de junho de 2009

Congresso discute crise de valores na educação

Alunos indisciplinados e professores desmotivados. O cenário, já conhecido para quem trabalha com educação, levanta uma série de questionamentos. Estaríamos vivendo uma crise de ausência dos valores que nortearam a educação em tempos passados ou são os próprios valores que estão em crise? Para discutir essas questões e apresentar perspectivas diferentes para compreender um dos problemas que mais incomodam os educadores, será realizado, nos dias 1, 2 e 3 de Julho, em Campinas, o I Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral: crise de valores ou valores em crise?.

O encontro acontece no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e reunirá alguns dos principais pesquisadores brasileiros da área como Yves de La Taille, Lino de Macedo, Suzana Menin, Telma Vinha e Luciene Tognetta, bem como Juan Delval, da Espanha, e Manoel Tostain, da França. Será realizado em um momento particularmente crítico, no qual alguns caminhos apontados pelo poder público sugerem um viés policialesco para a questão - é o caso da instalação de câmaras internas nas escolas paulistas, anunciadas recentemente pelo governo do Estado.

O congresso é dirigido a pesquisadores e docentes da Educação Superior e da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais da área de psicologia, educação e áreas afins. Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral e pelo Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp, o I Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral terá a participação e apoio de diversas instituições, tais como a USP, Unesp, Unifran, UEL, UMESP, USF, UNIFAE e Uniban, entre outras. Será o primeiro evento do gênero Brasil, e terá frequência bianual.

Academica: Andrieli Pozenato

Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12718

Um comentário:

  1. Creio que os valores estão em crise! Ultimamente não é só os alunos que não querem nada com nada, mas os proprios educadores que não estão tento pulso firme. Tem que reavaliar cada atitude de cada qual, os professores deixam a desejar e os alunos não vão em busca do conhecimento.

    ResponderExcluir