segunda-feira, 4 de maio de 2009

Lula: pré-sal pode resolver problemas econômicos do País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o início da exploração da camada pré-sal representa "uma nova era" na história do petróleo brasileiro e pode resolver parte dos problemas econômicos do País. Na última sexta-feira, Lula participou da cerimônia que marcou a primeira extração de petróleo do campo de Tupi, no Rio de Janeiro.

No programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou que não se sabe ainda a quantidade de petróleo disponível em toda a área do pré-sal. Mas, o governo pretende fazer testes pelos próximos 15 meses e apenas depois desse período o petróleo será explorado com fins comerciais. Ele citou ainda a necessidade de regulamentação da Lei do Petróleo.

"Quando descobre petróleo na camada pré-sal, o Brasil tem chance de se transformar em um país com um potencial extraordinário e aí a gente pode resolver parte dos nosso problemas econômicos", disse, ao se referir à descoberta da camada pré-sal como "uma quase segunda independência" brasileira.

A Petrobras prevê produzir 100 mil barris diários de petróleo em Tupi no plano piloto, que será iniciado em 2010, e projeta para 2020 cerca de 1,8 milhão de barris diários em Tupi e outros blocos que serão desenvolvidos, praticamente o mesmo volume produzido atualmente pela companhia.

Lula ressaltou que o País continuará a investir em biocombustíveis mesmo com a exploração da camada pré-sal, uma vez que é preciso renovar a matriz energética. Parte dos 400 milhões de hectares disponíveis para a agricultura, segundo o presidente, pode ser usada para o plantio de mamona, dendê, pinhão manso e girassol - alternativas para uma nova matriz energética.

"Acho extremamente importante a gente ter consciência de que, quanto mais petróleo, melhor, mas isso não significa que a gente vai deixar de investir no biodiesel e no etanol, porque são duas fontes energéticas extraordinárias para despoluir o planeta e para que a gente possa gerar milhões de empregos no País", disse.


Acadêmico: Tiago Fazolo

Fonte:http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200905041122_ABR_78041027

Nenhum comentário:

Postar um comentário