segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mantega crê que país será endereço importante para investidor externo.

Segundo o ministro da Fazenda, a entrada de recursos estrangeiros no Brasil evidencia um cenário econômico positivo

SÃO PAULO - O Brasil será visto como destino interessante de capitais externos e já se pode observar esse fluxo. A afirmação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que reforçou seu otimismo em relação à recuperação econômica do país.
Segundo ele, a entrada de recursos estrangeiros no Brasil já está ocorrendo, o que evidencia um cenário positivo para o país "caso estes investimentos se revertam em produção".

A valorização do real frente ao dólar, na opinião de Mantega, já é uma amostra da atração que o país está exercendo sobre os investidores internacionais. O ministro afirma ainda que a moeda nacional tem fortes condições de se tornar uma "moeda de reserva de valor na economia mundial".

De acordo com Mantega, o Brasil será um dos mercados preferidos para novos investimentos. "Seremos um dos endereços mais importantes para os investimentos estrangeiros", reiterou.

Dentre os motivos que levam o Brasil a se mostrar mais resistente à crise ante os demais países, Mantega destacou o fortalecimento do mercado interno, o controle da inflação e a solidez fiscal - características conquistadas pelo país em seu ciclo de crescimento anterior à crise global.

Com relação aos efeitos das atuais medidas de redução fiscal anunciadas pelo governo sobre o superávit primário brasileiro, Mantega garante que eles são passageiros.

"Estamos diminuindo o superávit primário para realizar ações anticíclicas, mas ainda temos um bom desempenho fiscal e logo vamos voltar aos patamares anteriores", concluiu o ministro.

Academica: Franciele Sachet
Fonte: Revista Época - 22/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário