terça-feira, 19 de maio de 2009

Nestlé vai adquirir duas companhias para trabalhar em novos segmentos

O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, afirmou hoje (19/05) que a companhia deverá concluir a aquisição de duas empresas até o fim deste mês. "Nós não antecipamos os detalhes, porque há ainda questões legais a serem resolvidas. Mas vamos investir em segmentos novos", disse o executivo, enfatizando que a expansão para segmentos nos quais a Nestlé ainda não atua é uma forma de a multinacional suíça ampliar seu foco no mercado brasileiro.
Em setembro do ano passado, Zurita já tinha anunciado a compra de duas empresas, o que deveria ocorrer em outubro. No entanto, somente em dezembro a companhia anunciou em definitivo a aquisição das fontes da Água Mineral Santa Bárbara, na cidade de Águas de Santa Bárbara, no interior paulista. A segunda aquisição prenunciada pelo executivo na época, no entanto, não foi revelada pela companhia até agora.
Procurada pelo valor para esclarecer sobre os negócios, a Nestlé afirmou que uma das aquisições que deve ser anunciada nos próximos dias é a mesma antecipada pelo executivo no fim de 2008. No entanto, a Nestlé não deu detalhes sobre a outra operação, que, se confirmada, será a terceira realizada pela empresa desde o início do ano passado.
Zurita afirmou ainda que a Nestlé, que opera em 28 segmentos diferentes no país, pretende investir cerca de R$ 350 milhões no Brasil neste ano. Os recursos serão direcionados principalmente para a ampliação da capacidade e para o desenvolvimento de tecnologias, sendo que o montante destinado para fusões e aquisições previstas ainda não foi divulgado.
"Com estes investimentos, temos um plano agressivo para a Nestlé: duplicar o faturamento da empresa (relativo ao exercício de 2009) até 2012", afirmou Zurita.
Na opinião do executivo, o tamanho do mercado brasileiro e as oportunidades de negócios que o país oferece, principalmente ao se diferenciar positivamente das outras economias no que tange à resistência à crise, darão embasamento para o avanço pretendido pela companhia. Somente no Brasil, a companhia fechou 2008 com um faturamento líquido de R$ 13,4 bilhões.
A ampliação dos negócios externos também está no campo de planejamento da empresa para este ano. Segundo Ivan Zurita, neste momento de crise, os mercados chinês e indiano têm um potencial importante para a Nestlé e podem se tornar parceiros contundentes da companhia. "Mas nosso foco é o mercado interno brasileiro, dado que ele sustenta a maior parte das atividades", ponderou o presidente da multinacional.
No sentido da expansão internacional, ele criticou o fato de o Brasil ainda ser muito fechado no que diz respeito ao comércio de produtos agrícolas. "Devemos pensar na abertura total de mercado para alimentos. Só assim teríamos reais ganhos de eficiência", opinou Zurita. "Se isto ocorresse, todo mundo seria obrigado a investir mais para conseguir competir, ou seria excluído do mercado", completou o executivo.
O presidente da multinacional no Brasil esteve hoje em São Paulo, em seminário, promovido pelo Grupo Lide, que reuniu 250 empresários.

Acadêmica: Fabiane Giaretton

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