segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bancos preveem crescimento zero para o Brasil este ano

Previsão é de que indústrias 'encolha' 2,74% no ano.
Boletim Focus mostra manutenção em expectativa para juros.

O mercado financeiro voltou a reduzir a perspectiva de crescimento do Brasil para este ano. Segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve ter crescimento zero em 2009.

Na semana anterior, a expectativa era de crescimento de apenas 0,01%. Há quatro semanas, no entanto, os bancos consultados previam alta de 1,50% no PIB.

Apesar de redução, o Banco Central continua apostando em crescimento positivo para a economia nacional este ano. Segundo relatório de inflação da autoridade monetária, divulgado também nesta segunda-feira, o PIB deve ter alta de 1,2% - ante uma perspectiva anterior de alta de 3,2%.

Produção industrial

O mercado financeiro mostrou-se ainda mais pessimista com relação às tendências para a indústria. De acordo com os dados do Focus, o setor deve encolher 2,74% este ano. A previsão anterior era de queda de 2% na atividade.

Juros, dólar e inflação

Apesar da queda na atividade econômica, os analistas mantiveram a perspectiva da semana passada, de que a taxa Selic chegue ao final do ano em 9,25%. Hoje, ela está em 11,25%. As instituições também mantiveram em R$ 2,30 a perspectiva para a cotação do dólar no encerramento do ano.

Já para a inflação houve recuo nas expectativas. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 4,42% para 4,32%.
Acadêmico: Vinícius Matiello

Nenhum comentário:

Postar um comentário