quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mantega promete novos cortes de impostos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu nesta quarta-feira (15), durante audiência pública no Congresso Nacional, novas rodadas de reduções de tributos para estimular a geração de empregos. "Temos feito desonerações e continuaremos a fazê-las. Principalmente aquelas que têm eficácia mais rápida, que estimulam a demanda", disse ele.

Até o momento, foram feitas reduções de IPI para automóveis, motocicletas, além do IOF para empréstimos e de alterações no Imposto de Renda para a classe média. Há especulações de que o governo também estaria estudando reduções de IPI para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, entre outras medidas.

Mantega explicou, entretanto, que não pode antecipar as medidas para não prejudicar as vendas dos setores envolvidos. "Aqui a gente só fala depois, e não antes para não prejudicar o setor", disse Mantega. Ele informou que a desoneração da folha de pagamentos ainda continua "no horizonte" da equipe econômica, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.

Investimentos

O ministro Mantega lembrou ainda que, no fim de 2008, a taxa de investimentos da economia brasileira chegou a 18% do PIB. "Saímos de um patamar medíocre [15% do PIB] e chegamos a um patamar mediano. Em um momento de crise, o governo tem que agir em todos os setores. Ver onde o sapato está apertando mais e usar seus recursos, que escasseiam neste momento", disse ele.

Segundo ele, o governo está sempre pensando em novas medidas para estimular a produção e o investimento. "É importante estimular investimentos, mesmo que tenham caído neste momento. Temos que continuar tomando medidas para baratear o custo de produção", concluiu.

FONTE: g1.globo.com

Acadêmica: Jianine Gabriela Immich


Um comentário: